Resenha: Tricolor 5 x 1 Friburguense
Paulo Cezar Filho em 28/02/10 - 19:49
 

* Wellington Silva emocionado com a estréia no Maracanã *


Amigos, o meu personagem do domingo entrou em campo aos prantos, vestindo a camisa 10 que já foi de Rivellino, que já foi de Assis. Era a primeira vez de Wellington Silva como profissional no Maracanã. Aos 17 anos, ele ainda é um garoto, não pode nem dirigir ainda. Porém, o seu futebol é de gente grande, ficou provado hoje.


Logo no início da partida, o argentino Darío Conca invadiu a área pela direita, e caiu após choque com marcador do Friburguense. O árbitro Felipe Gomes da Silva assinalou pênalti. Fred marcou, com paradinha, mas o juiz mandou voltar, porque houve invasão à área. Na segunda cobrança, desta feita sem a polêmica paradinha, Fred mandou para as redes: Fluminense 1 a 0. Vale ressaltar que Conca voltou a ter grande atuação: o pênalti sofrido foi só o começo.


Por exemplo, foi Conca que iniciou a jogada do segundo gol tricolor. Em lançamento espetacular, o argentino encontrou Mariano livre na área. O cruzamento do lateral foi na medida para Fred, mas o zagueiro Wallace salvou em cima da linha. E então começou a brilhar a estrela de Wellington Silva: o garoto matou o rebote no peito e fuzilou para o gol. Na comemoração, mais lágrimas. Fluminense 2 a 0.


O Friburguense quase diminuiu em bola alçada na área: o zagueiro Cadão cabeceou dentro da pequena área, livre, em uma das poucas falhas de marcação da defesa do Fluminense. Rafael efetuou uma bela intervenção, impedindo o gol da equipe serrana.


O segundo tempo chegou, e com ele veio a chuva fina no Maracanã. Com alterações ofensivas, o Friburguense lançou-se todo para o ataque. E, logo aos cinco minutos, quase foi recompensado pela ousadia: Alex avançou em velocidade, e foi derrubado por Gum dentro da área. Pênalti claríssimo, que deveria resultar na expulsão do zagueiro guerreiro. Mas o árbitro errou, ignorando o lance, tão cristalino.


No minuto seguinte, o Fluminense quase ampliou. Mas o goleiro serrano Marcos operou três milagres, em duas finalizações de Fred e uma de Wellington Silva.


Aos vinte, Wellington Silva voltou a brilhar. Em grande jogada pela esquerda, o jovem cruzou na medida para Everton, que só escorou para o gol: Fluminense 3 a 0.


Não tardou a sair o quarto tento pó-de-arroz. Após bem trabalhada triangulação entre Mariano, Conca e Everton, a bola chegou aos pés do argentino, dentro da área. Ele girou e bateu forte, sem chances para Marcos: Fluminense 4 a 0.


O gol de honra do Friburguense veio aos 38, quando o tricolor Diogo pôs a mão na bola dentro da área. O pênalti foi convertido por Wallace: Friburguense 1, Fluminense 4.


Aos 41, o último gol do Fluminense. Após chute de Conca, André Lima dominou e finalizou. Eram os números finais do placar do Maracanã: Fluminense 5 a 1.


Quando Wellington Silva foi substituído pelo técnico Cuca, voltou a chorar, sob intensa e merecida ovação da torcida tricolor. É ele, só poderia ser ele o meu personagem do domingo.


Comentários (24)
1 Domingo, 28 Fevereiro 2010 20:29
Marcelo de Freitas
Mais uma pelada que validou o excel Well Silva.

Que titule durante o resto do ano.
2 Domingo, 28 Fevereiro 2010 21:56
Bernardo de Biase
Bom, quanto ao Wellington Silva: Crack, né? Ainda não está 100% à vontade em campo, achei ele meio engessado perto do que jogou na base. Mas vai se soltar aina mais.

Já falo dele tem um tempo, pena que a Diretoria mostrou total inabilidade na hora de lidar com ele. É um daqueles jogadores que tem potencial para ser World Class.

Impressionante a segurança que o Digão dá no primeiro combate. Fluminense não venceu os clássicos por que não tinha ele, o Dalton e o Maicon. Se não atropelava.

Everton é uma BAITA bola dentro da diretoria, mas ainda precisa ter desenvoltura de time grande. De certa forma lembra o Conca quando chegou aqui. Corre sem muito critério, sangue ferve quando pega na bola... Para jogadores criativos isso não é sempre bom. Habilidoso mas essa deficiência que eu falei o faz cometer muitos erros bobos.

Júlio César joga demais, mas falta ter mentalidade de jogar para decidir. O sangue fervente que sobra no Everton falta no Júlio César.
3 Domingo, 28 Fevereiro 2010 22:26
João Alberto Ribeiro Britto
Excelente posto PC. O WS foi maravilhoso. Da arquibancada pude ver sua família(cerca de 15 pessoas) vestidas com as camisas do manchester(uma pena) e do Flu nas cadeiras azuis, todas felizes e emocionadas com o garoto. Já escutei que estão tentando prorrogar a ida dele para a Inglaterra por um ano. Não acho difícil, o que os ingleses querem é assegurar o futuro craque. Acredito até se ele for mesmo será emprestado no primeiro ano para um time menor de lá, sendo assim que fique onde ele se sente a vontade e tem amor, o FFC.
Bernardo, concordo em tudo com vc, mas o Julio Cesar pode até jogar demais, mas no Flu ainda não jogou nem para o gasto. A atuação dele hj foi ridícula. Se escondeu o jogo todo, embolou no meio e quando pegou na bola somente deu passes para o lado e para trás, horrível. Tá na hora de amargar um banquinho para sentir uma certa pressão.
4 Domingo, 28 Fevereiro 2010 22:46
Leonardo A Pereira
Belo post.

João, só para retificar: O Wellington foi vendido para o Arsenal.

Everton, Bola dentríssima.

Digão tem q recuperar a forma já !!!

Pronto para apagar o "foguinho" !!!!
5 Domingo, 28 Fevereiro 2010 22:57
João Alberto Ribeiro Britto
Opss, falha nossa. É que a camisa é vermelha tb.rs
6 Domingo, 28 Fevereiro 2010 23:09
Ivo
Uma pergunta a todos os tricolores: quando Júlio Cesar irá à linha de fundo e cruzar uma bola para a àrea ou irá fazer uma jogada pela extrema esquerda? Prestem atenção esse jogador sempre afunila pelo meio. Hoje, sem o Maicon e com o Mariano cruzando mal Fred não tinha oportunidades. Outro detalhe, Júlio Cesar também não marca deixa para o terceiro zagueiro ou para o Diogo, como no jogo de hoje.
7 Domingo, 28 Fevereiro 2010 23:13
Bernardo de Biase
Mariano jogou demais, os cruzamentos dele foram quase como passes. Acontece que esse Fred desmotivado aí que está jogando é um atacante meia-boca.

Motivado ele é um dos melhores e o mais completo centro-avante do Brasil.
8 Segunda, 01 Maro 2010 00:07
Eduardo Rodrigues
Fred na Boemia, como esta agora, eh excelente!

Quando n bebe e se dedica, como no final do ano passado, eh fora de serie!

Julio Cesar tem pose de jogador, n acho muito bom mas da pro gasto. E temos o marquinho, que p mim na lateral faaz o simples, como lateral do time do gremio ou do Inter, como meio campo acho fraco, mas como lateral eh um bom banco, e o dieguinho que tinha que ser mais aproveitado nos jogos em casa no maraca, como opcao do segundo tempo.

O nosso problema eh na outra laateral, com o mister interrogacao, consegue em um jogo fazer jogada de Cafu no inicio de Carreira, e no outro de carlinhos Itabera! Ele p ser banco seria excelente! Eu esperaria o time do Gabriel ser eliminado na Champion League e tentaria repatria-lo. E chegaria p ser titular e no decorrer do ano o mariano buscaria em treino e em jogo sua titularidade.

E precisamos de um primeiro volante, que temos o diguinho que p mim quando ta bem eh um dos melhores na posicao, segundo volante, e estamos tentando o tinga que tb joga de segundo ou terceiro homem. Pq se jogarmos no 352 o Everton vai ter que ser sacado, jogando com diguinho e tinga na meiuca, marcando mas jogando.

Precisamos de um cabeca de area!
Gilberto Silva eh banco no time dele tb!
Sendo eliminado daa CL pode vir junto com o gabriel....
9 Segunda, 01 Maro 2010 01:30
Thiago Rachid
O Fluminense com esse futebolzinho aí não vai a lugar nenhum. Não tem um time e um padrão para ganhar de time grande. Se não melhorar, cairemos novamente na Semifinal da Taça Rio e tb diante do primeiro grande que aparecer pela frente na Copa do Brasil.
10 Segunda, 01 Maro 2010 02:30
Lucas
Temos 5 zagueiros e apenas 1 volante no elenco. Nenhum destes SEIS jogadores tem padrão para garantir os demais.

Gum, Digão, Dalton, Leandro Eusébio e Cássio. Diogo. Com estes jogadores, o esquema não pode NUNCA ser o 4-4-2. Várias foram as vezes em que os atacantes do possante Friburguense levaram vantagem no mano-a-mano contra nossos defensores.

Contra adversários um pouco mais qualificados, a única chance que temos de não entregar a rapadura é jogar no 3-5-2, que ainda traz a vantagem de liberar nossos laterais, bons ofensivamente e fracos na defesa. Como nenhum de nossos zagueiros e nem o volante Diogo são jogadores de indiscutível qualidade, a solução é congestionar o setor. É preciso que haja sempre um ou dois na sobra. Do contrário, veremos com certa frequência a repetição daquilo que ocorreu contra o Flamengo.

A solução é contratar um zagueiro e um primeiro volante de indiscutível qualidade. O resto do elenco está adequado.
11 Segunda, 01 Maro 2010 04:07
Bruno Leonardo
Alguns colegas reclamam do nosso elenco como se o dos adversários estivessem "sobrando".

O Vasco vem jogando mal, tem laterais medianos, e não tem substituto pro Dodô. O Botafogo ganhou uma Taça Guanabara jogando feio, que nem time pequeno. A ilusão deles vai acabar na Taça Rio.

O único time do Rio que se pode dizer que tem um plantel melhor do que o nosso é o Flamengo, que chegou a tomar baile da gente no primeiro tempo do jogo.

Em termos de Brasil, só o Santos tá sobrando. Palmeiras perdeu hoje para o Rio Claro. Grêmio venceu com muita dificuldade o Novo Hamburgo, e por aí vai.
12 Segunda, 01 Maro 2010 09:59
Bernardo de Biase
Da onde que tiraram que o Gilberto Silva é banco do Panathinaikos? E de onde que tiraram que o Panathinaikos foi para a fase de grupos da UCL? Foi eliminado na Pré-UCL pelo At. Madrid.

O time é bom, mas é novo. Eu também acho que o Fluminense precisa de um primeiro volante de qualidade, mas a realidade é que não temos laterais. Júlio César e Mariano são ótimos alas, mas deixam espaços demais nas costas.

Não é por falta de zaga, até porque completa é muito segura. É por falta de laterais.
13 Segunda, 01 Maro 2010 10:30
Leandro Monteiro Ottoni Trindade
Time base: Rafael; Gum, Dalton e Digão; Mariano, Diguinho, Conca, Ewerton e Julio Cesar; Maicon(WS) e Fred

Jogando com a garra e a disposição do final do ano passado conseguimos brigar pelo carioca e copa do Brasil.

Mariano jogou muito bem e junto com o Conca e o WS foram os melhores em campo.

Concordo com o Bruno Leonardo!
ST
14 Segunda, 01 Maro 2010 11:23
Ivo
Volto a pergunta: o que faz o Júlio Cesar como lateral esquerdo. Não se trata de dizer que ele não vêm jogando o que jogava no Góias, mas de perguntar se o jogador possui algum credo religioso que o impede de ir até a linha de fundo do lado esquerdo? Gostaria de saber se existe algum fantasma assobrando a faixa esquerda do campo que impede o lateral de realizar alguma jogada nesta faixa? Relembre o gol do Everton? Julio Cesar afunila pelo meio, Fred sai da àrea e entrega a bola para o Welington na extrema esquerda da grande área driblar o marcador e cruzar para o Everton marcar. Ao mesmo tempo que este lateral não joga pela extrema esquerda, não marca, entrega essa função para o Diogo. O Mariano cai pela direita e cruza mal, o Julio Cesar afunila e não marca. O rendimento do Fred cai enormente sem Maicon porque nossos laterais, um cruza mal (Mariano) o outro tem medo da linha de fundo (Julio Cesar). Por favor, vamos barrar esse lateral que prejudica o Fred.
15 Segunda, 01 Maro 2010 13:02
Lucas
O Julio Cesar tem um estilo de jogo parecido com o do Gabriel. Não é jogador de ir à linha de fundo fazer cruzamentos. Ele afunila pelo meio, se apresenta para tabelas e aparece como elemento surpresa para concluir. E uma de suas grandes qualidades, a assistência a partir de bola parada, não aparece no Fluminense porque o Conca monopoliza esse tipo de jogada.

Eu não me preocupo com o Julio Cesar. E não acho que a gente deva cometer o mesmo erro que foi cometido com o Leandro no ano passado, qual seja, cobrar dele uma eficiência defensiva que ele nunca demonstrou. Cabe ao treinador saber explorar as potencialidades de seus jogadores. No caso do Julio Cesar, é desperdício prendê-lo à defesa. Que se faça uma cobertura adequada para que ele possa ajudar o time com a qualidade ofensiva que tem.

Quanto ao elenco, se tivéssemos esta força toda, não estaríamos com tanta dificuldade para enfrentar os times ligeiramente mais qualificados que encaramos - e não conseguimos vencer. Não sou torcedor do Santos, do Palmeiras ou do Atlético-MG. A torcida deles que se preocupem com suas respectivas limitações. Temos que buscar a competitividade e a excelência em nível máximo. Precisamos SIM de um zagueiro e um primeiro volante de alto nível, até mesmo para podermos ter mais opções de jogo, já que o nosso elenco atual não permite variações realmente competitivas ao 3-5-2.
16 Segunda, 01 Maro 2010 14:35
Eduardo Rodrigues
Desculpa o time do Gilberto Silva n esta na champion e sim no outro torceio... Que acabou de se classificar essa semana...
Com o Gabriel machucado e o Gilberto Silva sim no banco...
So ve a ultima partiuda dele pela "sulamenricana" europeia (esqueci o nome do torneio), que ele foi banco e entrou no meio do segundo tempo...
Ta sim sendo banco em alguns jogos.
17 Segunda, 01 Maro 2010 14:36
Henrique Leão Teixeira Zaluar
Agora que já emplacamos o WS no grupo, só falta o outro Wellington, que dentro das nossas possibilidades, vejo como substituto mais adequado para as ausências, poucas espero, do Conca.
18 Segunda, 01 Maro 2010 14:36
Eduardo Rodrigues
Mas concordo que mariano n pode ser titular na lateral, pode ser titular no 352 de ala, mas de lateral nunca
19 Segunda, 01 Maro 2010 14:40
Cesar
De tempos em tempos, inovações (sobretudo quando temos jogadores para tal) são fundamentais.
Para que manter o Julio Cesar somente pelo paradigma que temos que ter um lateral de ofício (se não marca quando está atrás e não cruza quando está na frente)? Tenho até gostado do Mariano, mas o próprio Maicon pode fazer melhor seu papel ofensivo.
Sonhei um time bem montado com atacantes-pontas em um futebol mais moderno e menos europeu.
 Imaginei um 3-2-2-3 (na prática, a atualização do antigo WM):
Rafael (titular absoluto),

Gum, Cássio e Digão (compactando com Diguinho e Everton),

Diguinho e Everton (fazendo cobertura do Conca e Equi, e ligação defesa-meio),
Conca e Equi (ambos na criação),

WS e Maicon (abertos pelas pontas) e Fred centrado.
Neste esquema, teríamos então 4 cobrindo a zaga (e a ausência de “laterais formais” e um ainda na sobra.
Com WS e Maicon abertos, seriam o Conca e Equi chegando de frente, quando o Fred estivesse fora da área.
Enfim, elenco nós temos, mas até quando vamos ficar repetindo esquemas convencionais e engessados (bem… sabemos que por trás disso tem as tais “contratações pontuais…”).
Cuca, é com você !
20 Segunda, 01 Maro 2010 14:50
Bruno Leonardo
Se nem na seleção o Dunga conseguiu encontrar um lateral esquerdo que se firmasse, não seria o Júlio César essa brastemp toda que a gente imaginava....

O rótulo de "melhor lateral esquerdo do campeonato brasileiro de 2009" fez alguns incautos encherem o peito de expectativas...

Esquecem-se que o mercado brasileiro hoje é sobra...os melhores estão na Europa. E mesmo alguns que estão na Europa não chegam a ser craques.
21 Segunda, 01 Maro 2010 14:55
Eduardo da Silva Manfredo
Jogou muito bem, porém contra a Galinha Morta do Friburguense não fez mais do que a obrigação. Que continue assim nas próximas partidas.
22 Segunda, 01 Maro 2010 17:41
Oda
A questão é:

Não precisamos de laterais para fazer a função dos alas.

No esquema 3.5.2, poderíamos muito bem usar o Éverton pela esquerda.

Prefiro o moleque Dieguinho....

Acredito que o time não esteja ruim, falta apenas acertar um detalhe que ninguém ainda exergou... (NE EU. HEHEHE)
meu time seria o 4.3.3

sendo que jogaria com 4 zagueiros everton e diguinho, conca, WS, Fred e Bolt
23 Segunda, 01 Maro 2010 20:18
Lucas
OFF-TOPIC

No rastro da notícia de adesão da TC à candidatura Peter, a oposição da vez do círculo vicioso se aproveita de um equívoco do tal de NetFLU para tentar minimizar o apoio que estão recebendo do José de Souza (via Silvio Kelly).

De fato, José de Souza não é nem nunca foi da TC. Mas isso não quer dizer que ambos não estejam agora caminhando juntos no palanque do Peter, este sim o ítem mais relevante da notícia.

Acho lamentável que a TC esteja tomando tal decisão. Ela mostra o total esfacelamento do grupo que mais teve chance, em 2004, de romper com o ciclo vicioso. Na ocasião, aqueles que viriam a compor a atual chapa quente do Peter estavam empenhados em eleger o Horcades (o próprio Peter, integrante da chapa do atual presidente) ou em lançar uma 5ª candidatura, do Gustavo Marins. Mais tarde, em 2007, a Flusócio, num discurso oportunista para justificar a derrota do Peter, acusou FRONTALMENTE a TC de se aliar ao Horcades para dividir supostos votos oposicionistas, acusação que não se sustentava nem sequer pelos números, visto que a soma de Peter com Mozart não seria suficiente para bater o Horcades. Agora, a TC retribui a demonização sofrida outorgando seu apoio ao Peter (e, com certeza, passarão de vilões a santos nos discursos dos flusócios). A TC, definitivamente, se apequenou em todos os sentidos que se possa imaginar para o termo.

Quanto ao apoio do José de Souza ao Peter, é outra situação que fala por si - e que mostra a necessidade de se romper com esse modelo e com o círculo vicioso. Aconteceu o que eu previa: os novos sócios, atraídos por um discurso de mudança, estão sendo vítimas de um autêntico estelionato eleitoral. Os flusócios deveriam ter vergonha e devolver cada centavo a todos aqueles que eles conseguiram ludibriar.


Saboia
24 Terça, 02 Maro 2010 00:15
João Alberto Ribeiro Britto
O WS provou que não é tricolor. Vai ser burro assim na PQP. Responder para a namorada que ficaria melhor com a camisa dos sem dentes no dia do jogo é flórida.

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Comentário:
Login:
Senha:
Esqueceu sua senha?
Cadastre-se

O Fluminense como ele está...
Esclarecimento
Resenha: Tricolor 3 x 1 Ceará
As vísceras da "oposição"
Resenha: Guarani 2 x 1 Tricolor
Geral - Guarani x Tricolor
O que esperar de um goleiro?
O mecenas tricolor


Torcida Tricolor
Blog do Juca
Blog do Birner
Blog do PVC
Lancenet!
UOL Esporte
Globoesporte.com
Gazzetta dello Sport
Calciomercato.com
Marca
Olé

Powered by Joomla!